Oficial russo: marinheiros ucranianos se tornaram peões no jogo político de Poroshenko

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushvev, comentou a violação da fronteira russa pelos navios ucranianos dizendo que os marinheiros se tornaram peões no jogo político do presidente Pyotr Poroshenko.
Sputnik

Segundo Patrushev, o incidente mostra que o líder ucraniano está pronto a fazer tudo para se manter no poder.

"Os marinheiros ucranianos viraram peões no jogo político do presidente [Pyotr] Poroshenko e seus aliados, que estão prontos a cometer quaisquer crimes para aumentar suas chances de ficar no poder. Como se sabe, na situação atual, estas chances são poucas", afirmou o general e político, Nikolai Patrushev.

Consequências serão duras em caso de quaisquer provocações, assegura deputado da Crimeia
Para o político russo, a provocação no estreito de Kerch na véspera das eleições ucranianas prova que Poroshenko pretende basear sua campanha eleitoral "em ameaças inventadas".

"Com a lei marcial aprovada e os direitos e liberdades dos cidadãos ucranianos parcialmente limitados, é possível que [Poroshenko] cancele as eleições presidenciais sob o pretexto de defender a Ucrânia", ressaltou.

Patrushev sublinhou que, ao cruzar a fronteira russa, os navios ucranianos violaram gravemente a lei internacional e que suas ações parecem uma "provocação planejada", acrescentando que as ações de Kiev viraram uma constante fonte de ameaças.

Na tarde da segunda-feira (26), o parlamento ucraniano aprovou a introdução da lei marcial de 30 dias no país depois do incidente no estreito de Kerch. Mais cedo, foi anunciado que a Ucrânia tinha posto seu exército em alerta para o combate. A decisão foi tomada após o incidente com três navios ucranianos no estreito de Kerch.

Navios ucranianos violam fronteiras russas 

Medidas duras de segurança foram tomadas pela Rússia após ameaças ucranianas, diz MRE
Em 25 de novembro, três navios da Marinha ucraniana, Berdyansk, Nikopol e Yany Kapu, violando os artigos 19 e 21 da Convenção da ONU sobre direito marítimo, atravessaram a fronteira da Rússia e realizaram manobras perigosas durante várias horas sem reagir às exigências das embarcações russas que os acompanhavam.

Foi tomada a decisão de usar armas. Todos os navios ucranianos foram detidos aproximadamente a 20 km da costa russa e a 50 km do local habitual de passagem dos navios no estreito de Kerch por baixo da Ponte da Crimeia.

Durante o incidente, três militares ucranianos ficaram levemente feridos. Eles receberam assistência médica e não correm risco de vida. A Rússia abriu um processo criminal por violação da fronteira.

Comentar