'Provocação da Ucrânia': Rússia convoca reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU

A Rússia solicitou uma reunião urgente dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para as 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira (26) para discutir a situação no mar de Azov, disse o primeiro vice-embaixador russo à ONU, Dmitry Polyansky.
Sputnik

Em sua conta no Twitter, Dmitry Polyansky afirmou que a reunião foi marcada para discutir "provocações perigosas da Ucrânia no mar de Azov e no estreito de Kerch, próximo à Crimeia, colocando em risco a paz e a segurança internacional".

​No domingo (25), três navios da Marinha ucraniana, em violação dos artigos 19 e 21 da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, cruzaram a fronteira marítima russa.

O navios adentraram uma área temporariamente fechada das águas territoriais russas e se moviam do mar Negro em direção ao Estreito de Kerch, de acordo com o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

Tensão: Parlamento ucraniano marca reunião para votar lei marcial
Um outro grupo de navios se dirigia para o Estreito de Kerch a partir do porto de Berdyansk, no mar de Azov. O Estreito de Kerch, que liga o mar Negro ao mar de Azov, foi fechado pela Rússia no domingo (26) para navios civis devido a razões de segurança.

​No mesmo dia, o FSB informou que os mesmos três navios da Marinha da Ucrânia — Berdyansk, Nikopol e Yany Kapu — haviam sido detidos por violaren a fronteira da Rússia. Segundo observado pelo FSB, os navios ucranianos não reagiram às exigências legais dos navios que os abordaram e fizeram manobras perigosas.

"Em conexão com o desenvolvimento perigoso da situação no Mar de Azov e os eventos que se seguiram, a Rússia requisitou uma convocação urgente de uma reunião aberta do Conselho de Segurança na manhã de 26 de novembro sob o item da agenda 'Manutenção de paz e segurança internacional", disse Polyansky.

Comentar