Documentos secretos expõem planos de presidente americano nos anos 70

Um encontro poderia ter ocorrido na ilha de Bali após proposta do então presidente da Indonésia, Suharto.
Sputnik

Na época, o presidente americano, Jimmy Carter, tentou organizar um diálogo entre a Coreia do Sul e Coreia do Norte na década de 70.

A agência de notícias Yonhap divulgou que documentos secretos mostram que Carter tentou organizar um encontro de alto nível em 1977 para diminuir a tensão militar envolvendo as Coreias.

Além disso, Carter teria planejado incluir a China, como membro ativo ou observador.

"Em alternativa, se os chineses decidirem absolutamente não participar, estaríamos dispostos a participar de discussões trilaterais com os norte-coreanos e sul-coreanos para discutir assuntos de interesse mútuo, incluindo o futuro do Comando da ONU e outras medidas para reduzir as tensões na península", afirma trecho de um dos documentos.

Na época, a cúpula entre as Coreias ocorreria na Indonésia, já que o país era considerado um mensageiro dos EUA e da Coreia do Norte, pois ambos os países possuíam representações diplomáticas em Jacarta.

Coreia do Norte quer abolir todas as armas nucleares e fim da guerra, afirma Moon
Carter afirmou que a atitude da Indonésia teria tornado possível início de um processo redutor das tensões na Ásia, além de contribuir para paz mundial.

Entretanto, os esforços para reduzir a tensão na Ásia não conseguiram bons resultados, já que a Coreia do Norte, governada por Kim Il-sung, demonstrou pouco interesse em reduzir as tensões na Ásia.

Diante da situação, o presidente americano ofereceu à Coreia do Sul proteção nuclear, que foi aceita prontamente pelo governo sul-coreano.

O encontro entre as Coreias ocorreu apenas 26 anos depois da guerra da Coreia, além disso, terminando com um cessar-fogo ao invés de um tratado de paz entre os dois países.

Comentar