Chancelaria russa aponta negociações frutíferas entre Sergei Lavrov e seu homólogo luso

Na sequência da visita oficial realizada ontem (24) a Portugal pelo chanceler Sergei Lavrov, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou um comunicado, revelando os detalhes do evento.
Sputnik

Ontem, o titular da pasta russo visitou Lisboa depois de passar pela Itália. Na capital italiana ele se encontrou com seu homólogo e premiê do país e participou dos chamados "Diálogos do Mediterrâneo". Na capital lusa, se reuniu primeiro com o chanceler português Augusto Santos Silva e, à tarde, foi recebido em audiência pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Rússia e Portugal fecham acordo sobre segurança cibernética
Na sequência do encontro dos dois ministros, ressalta a chancelaria russa, os dois países acordaram incentivar a cooperação comercial e econômica, bem como de investimentos, em primeiro lugar no campo de alta tecnologia.

"As partes se manifestaram a favor do aprofundamento ulterior do diálogo político, o que foi estabelecido pelo Memorando Conjunto de Entendimento entre os ministérios dos dois países em relação às consultas políticas, assinado em resultado das conversações", informa o ministério.

Para além disso, a entidade diplomática russa informou que os titulares da pasta haviam discutido a situação atual nas relações bilaterais luso-russas, traçaram caminhos para uma maior cooperação em várias áreas, inclusive em órgãos multilaterais.

"Na discussão da agenda internacional, uma atenção especial foi dada à cooperação em plataformas multilaterais, em primeiro lugar na ONU e na OSCE, às questões de maior segurança europeia e atuais relações russas com a União Europeia e a OTAN", diz-se no comunicado.

O ministério acrescentou que Sergei Lavrov e Augusto Santos Silva trocaram opiniões sobre o conflito ucraniano, situação na Síria e na Líbia, bem como sobre alguns assuntos relacionados com a situação no continente latino-americano e africano.

Comentar