Le Pen culpa governo francês por violência em protestos dos 'coletes amarelos'

Marine Le Pen, líder do partido Protesto Nacional Francês, disse neste sábado (24) que o governo francês é responsável pelo aumento da violência nas manifestações em Paris.
Sputnik

A violência teve início na avenida Champs-Elysées, um dos dos endereços mais famosos da França, ainda no início do dia, quando a polícia entrou em confronto com manifestantes que supostamente queriam chegar ao Palácio do Eliseu, próximo dali.

Alguns manifestantes cantaram o hino nacional francês e outros carregavam faixas com frases pedindo a renúncia do presidente da França, Emmanuel Macron.

Protestos na França: polícia prende 130 pessoas em todo o país
O ministros do Interior da França, Chritophe Castaner, culpou Le Pen por incitar os manifestantes de ultra-direita a irem à Champs-Elysées. Ao que a líder da direita francesa respondeu:

"Ele [Castaner] é responsável [pela violência], é a estratégia de tensão usada pelo governo na semana passada, que quer […] demonizar os 'coletes amarelos'", disse Le Pen à emissora local BFMTV.

Manifestantes participam da ação dos "coletes amarelos" em Vendenheim, na França, em 17 de novembro

Ela ainda negou ter encorajado os protestos em Paris, dizendo que a violência deve cessar, pois poderia colocar em descrédito um "movimento legítimo".

Segundo Castaner, cerca de 23 mil pessoas participaram de manifestações em toda a França neste sábado (24), que marcou o segundo fim de semana dos protestos contra o aumento dos combustíveis.

O preço do diesel na França subiu cerca de 23% este ano, enquanto o preço da gasolina subiu 15%. Os preços devem continuar subindo em janeiro.

Comentar