Chanceler russo se encontra com seu homólogo português em Lisboa

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, que está na capital portuguesa com uma visita oficial, acaba de se encontrar com seu homólogo luso, Augusto Santos Silva, e assinar um memorando sobre entendimento mútuo entre as duas chancelarias com a perspectiva de serem realizadas consultas políticas regulares.
Sputnik

Em uma coletiva realizada após as conversações bilaterais entre os dois diplomatas, Lavrov disse que Moscou e Lisboa estão dispostas a 'sanar' a situação na região Euro-Atlântica, mas isso é dificultado pelas atividades militares da OTAN perto das fronteiras russas.

Pensando alto: Portugal vai albergar inédito 'porto espacial' para pequenos satélites
"Estamos interessados, e vimos o mesmo interesse do lado de Portugal, em sanar a situação na região Euro-Atlântica […] Infelizmente, por enquanto a crescente atividade militar da OTAN perto das nossas fronteiras continua a ser um grande obstáculo nesse caminho, bem como a ameaça de violação do Ato Principal Rússia-OTAN no que se trata da não instalação de forças militares permanentes em territórios dos novos países-membros", afirmou.

O ministro acrescentou que no decorrer das conversações ambas as partes haviam lamentado o congelamento de quase todos os canais de comunicação entre a União Europeia e a Rússia devido às sanções.

"Eu acho que seria imperdoável para a Rússia e a UE manter tal afastamento dos contatos entre uma e outra, em uma situação em que, pelo contrário, é preciso falar mais para perceber o que é que pensa o parceiro, e não criar ameaças e riscos para os habitantes do nosso continente comum", resumiu Lavrov.

Mais tarde nesta manhã, o ministro russo terá audiência com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, em um artigo especial do ministro publicado pelo jornal português Público, Lavrov informou que daqui a duas semanas a capital lusa também acolherá uma sessão da Comissão Intergovernamental Mista sobre a Cooperação Econômica e Técnica com o foco na cooperação em tecnologia de ponta.

Washington deve revelar seus planos para controle de armamentos, declara Lavrov
O titular da pasta russo agradeceu a respectiva comissão pela sua contribuição no aumento do comércio luso-russo, que neste ano pode superar 1,5 bilhão de dólares (mais de 5,7 bilhões de reais).

A visita de Lavrov a Portugal decorre após sua passagem por Itália, onde se encontrou com o seu homólogo italiano, Enzo Moavero Milanesi, e o premiê Giuseppe Conte, bem como participou da conferência "Diálogos do Mediterrâneo".

Comentar