Militares ucranianos realizam exercícios na costa do mar de Azov

Os militares ucranianos conduziram exercícios na costa do mar de Azov. Foram treinados disparos condicionais contra navios inimigos na proximidade da costa, disse na sexta-feira (23) o centro de imprensa das forças conjuntas da Ucrânia.
Sputnik

"Unidades do agrupamento operacional Vostok das forças conjuntas demonstraram durante exercícios intensos como destruir navios anfíbios inimigos e proteger a costa marítima", disse o centro de imprensa em um comunicado no Facebook.

De acordo com o centro de imprensa, durante os exercícios os engenheiros militares conduziram uma rápida colocação de minas em seções da costa perigosas para desembarque e na sua aproximação, e uma divisão de artilharia de foguetes múltiplos Uragan "bombardeou condicionalmente navios inimigos nas proximidades da costa".

Depois de ameaçar, Ucrânia reconhece ser incapaz de construir base naval no mar de Azov
A situação no mar de Azov se agravou na primavera de 2018, depois de os guardas fronteiriços ucranianos terem detido o navio pesqueiro russo Nord no mar de Azov. A tripulação conseguiu voltar para casa apenas seis meses depois, o capitão ainda está na Ucrânia. Em agosto, a guarda costeira ucraniana deteve o navio-cisterna Mekhanik Pogodin com sua tripulação a bordo e as tentativas de obter permissão para sair desta área marítima não deram resultado.

Moscou qualificou as ações de Kiev como "terrorismo marítimo" e reforçou as inspeções alfandegárias na sua parte do mar de Azov. Então, a parte ucraniana acusou a Rússia de "levar a cabo uma política dura de detenção e inspeção de navios".

Ao mesmo tempo, a guarda fronteiriça da Crimeia do Serviço Federal de Segurança (FSB) russo declarou que tem realizado as inspeções de acordo com as leis marítimas internacionais e não recebeu quaisquer reclamações de armadores. O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia reconheceu que os guardas fronteiriços russos não violam os protocolos durante as inspeções.

Comentar