Análise: potencial militar russo serve inclusive para conter 'grandes aventuras' dos EUA

De acordo com um ranking publicado há pouco, o exército russo está no Top 3 dos maiores exércitos do mundo, porém, ficando atrás dos EUA. Um especialista falou com a Sputnik e afirmou que os americanos estão à frente dos russos apenas em um parâmetro.
Sputnik

Na opinião da edição Business Insider, os militares russos ocupam o 2º lugar no ranking dos melhores exércitos, superando a China, que está na terceira posição, e perdendo para os Estados Unidos. Em análise, especialistas tomaram em consideração mais de 50 indicadores, inclusive a diversidade de armas existentes, o potencial de mobilização, o desenvolvimento da indústria, os recursos naturais e outros fatores.

China está pronta para demonstrar seu potencial perante os EUA, diz especialista
Na primeira dezena, ficaram também tais países como a Índia, França, Reino Unido, Coreia do Sul, Japão, Turquia e Alemanha. O Brasil integrou a lista dos 25 exércitos mais poderosos, ficando no 14º lugar.

Porém, na opinião do editor-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Internacional), Igor Korotchenko, expressa ao serviço russo da Rádio Sputnik, o ranking não reflete corretamente a realidade.

"Todos esses rankings, de fato, são inventados do nada. Porque o ranking real do que este ou aquele exército vale só pode ser estabelecido na guerra. Pelo nível de sua prontidão para combate, equipamento de armas e veículos, espírito de combate e estado emocional, o exército russo é um dos melhores do mundo. Nós contemos, evitamos que os EUA se metam em grandes aventuras com base em nossa Força Estratégica de Mísseis e potencial convencional", opinou o especialista russo.

A seu ver, isto foi bem ilustrado pela operação militar russa na Síria, que logrou resultados inéditos em um prazo bem curto.

Pentágono acha que Rússia será incapaz de manter seu potencial militar
"Comparando com os EUA, que se atolaram no Afeganistão e no Iraque e não podem fazer nada, a Rússia mostrou em sua operação síria que é mais bem-sucedida, mais eficiente, e que suas Forças Armadas são mais profissionais do ponto de vista das missões colocadas. Eu acredito que o segundo lugar não é objetivo, evidentemente estamos no 1º lugar no mundo, os EUA ficam atrás de nós", assegurou.

Entretanto, acredita o analista, há uma coisa em que o exército estadunidense realmente supera o russo.

"A única coisa em que eles nos superam são as despesas militares, o orçamento militar. Mas hoje em dia isso não é um indicador, pois, tendo um orçamento muitas vezes menor do que o americano, somos mais bem-sucedidos e, consequentemente, somos melhores", expressou.

Comentar