Espanha pede a Londres uma declaração escrita sobre Gibraltar 'para não vetar o Brexit'

O Governo da Espanha quer uma declaração "por escrito" no acordo sobre Gibraltar "para não vetar o Brexit", de acordo com o Secretário de Estado para a União Europeia do Governo espanhol, Luis Marco Aguiriano.
Sputnik

"Eles ofereceram um pacote de acordo para atender às demandas da Espanha, quando tivermos essa declaração e esse compromisso por escrito, o ministro e o presidente do governo terão que decidir", disse Aguiriano.

Além disso, o Secretário de Estado afirmou que a Espanha exige que "se fizerem a declaração por escrito, que ela seja tornada pública antes do Conselho Europeu", que acontecerá no próximo dia  25 de novembro.

Após corte de verbas, EUA oferecem ajuda ao Paquistão no combate ao terrorismo
O secretário de Estado, que participou da reunião em 23 de novembro, em nome da Espanha, disse que "os 27 e a Comissão ofereceram um pacote de acordo que tenta cumprir os requisitos e objetivos do Governo da Espanha".

No entanto, o governo espanhol  está solicitando "mais garantias".

Segundo Aguiriano, o governo britânico compromete-se a declarar que "compartilha da interpretação que a 27 e a Comissão farão do artigo 184 do acordo de saída do Reino Unido".

Anteriormente, a porta-voz do governo espanhol, Isabel Celaá, expressou seu desejo de que a União Europeia mostrasse "mais interesse" por suas reivindicações em relação a Gibraltar no âmbito do Brexit e que, se não o fizessem, manteriam seu veto.

 

Comentar