Iraque é crucial para a estabilidade do Oriente Médio, diz chanceler iraquiano

Um Estado iraquiano forte está entre os principais fatores de estabilidade no Oriente Médio, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Mohamed Ali Alhakim, durante o fórum Mediterranean Dialogues, em Roma.
Sputnik

"Então, não é uma boa ideia para nós sermos fracos. Um Iraque forte hoje é realmente um estabilizador na área […]. A estabilidade do Iraque é muito crucial. O Iraque é um país árabe central do lado leste", disse Alhakim.

Desespero: Iraque sugere trocar alimentos por gás iraniano para evitar colapso
O ministro ainda enfatizou que seis países compartilham uma fronteira com o Iraque, mas eles têm relações diferentes com o país. Bagdá, no entanto, mantém boas relações com o Irã e a Turquia, acrescentou Alhakim. Os outros países que fazem fronteira com o Iraque são Síria, Arábia Saudita, Kuwait e Jordânia

O Iraque é alvo constante de atividades de vários grupos terroristas. Em 2014, territórios extensos do país foram ocupados pelo Daesh, grupo terrorista banido do território russo.

O exército iraquiano reagiu ao grupo e obteve êxito em 2017. Em dezembro do mesmo ano, o então primeiro-ministro iraquiano, Haider Abadi, declarou o fim da luta do país contra o Daesh e as tropas iraquianas restabeleceram o controle total sobre a fronteira síria do país.

Comentar