Pentágono: EUA vão instalar 'postos de observação' ao longo da fronteira sírio-turca

Os EUA vão instalar "postos de observação" ao longo da fronteira entre Síria e Turquia para atender às preocupações turcas em torno das relações de Washington com as Unidades de Proteção Popular (YPG) curdas, consideradas terroristas por Ancara, afirmou na quarta-feira (21), o secretário de defesa americano, James Mattis.
Sputnik

Segundo Mattis, A Turquia tem preocupações "legítimas" com ameaças terroristas na Síria e o país norte-americano não as descarta.

EUA manipulam mandato da OPAQ 'para encobrir crime' de uso de armas químicas, diz analista
"Estamos colocando postos de observação em vários locais ao longo da fronteira […] no norte da Síria, porque queremos ser aquelas pessoas que ligam para os turcos e os avisam se vemos algo saindo da área onde estamos operando", disse Mattis.

A Turquia condena o apoio dos EUA às YPG, considerando-as como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), banido no país por ser classificado como organização terrorista.

Os Estados Unidos afirmaram em várias ocasiões que as tensões entre a Turquia e as Forças Democráticas da Síria, que incluem também a milícia das YPG, têm desacelerado o progresso no combate ao grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia).

Comentar