Erdogan acusa Soros de usar riquezas para 'dividir e destruir nações'

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o magnata dos negócios e filantropo húngaro-americano, George Soros, de ter apoiado os protestos contra o governo que abalaram a Turquia em 2013.
Sputnik

As manifestações, que ocorreram no parque Gezi da cidade turca de Istambul, foram considerados os protestos maiores em décadas contra o Estado turco. A intenção foi de destruir o parque para que se criasse um centro comercial na área.

Erdogan diz ter compartilhado gravações do assassinato de Khashoggi
Erdogan acredita que Soros tenha recebido ajuda do "colaborador local" Osman Kavala, um homem de negócios e empresário que foi detido em outubro de 2017 e ficou preso por um ano acusado de "tentar derrubar o governo da República da Turquia e subverter a ordem constitucional".

"A pessoa [Osman Kavala] que financiou os terroristas durante os incidentes de Gezi, encontram-se atualmente na prisão. E quem está por trás disso? O famoso judeu húngaro George Soros. Este sim é um homem que se dedica a dividir as nações e destruí-las. Ele tem muito dinheiro e está gastando dessa maneira", adicionou.

Após a retórica do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, o presidente Erdogan fez declaração.

Repetidas vezes o Estado húngaro, país natal de Soros, expressou uma forte oposição às atividades das ONGs que são patrocinadas pelo magnata, acusando-o de interferência em assuntos internos do país.

Comentar