Notícias do Brasil

Se Brasil for membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, será sem poder de veto?

A ONU vem gerando muita crítica pela falta de reformas e configuração obsoleta, tendo sido criada ainda em meados do século passado. Em que sentido e até que ponto a organização internacional pode ser reformada?
Sputnik

Nesta terça-feira (20), um representante da delegação ucraniana em uma sessão da Assembleia Geral da ONU afirmou que o país acredita ser necessário eliminar o poder de veto dento do Conselho de Segurança, prerrogativa que cabe aos seus cinco membros permanentes — Rússia, EUA, China, Reino Unido e França.

O que esperar de Bolsonaro em relação à ONU?
"Não posso deixar de sublinhar que para o meu país a necessidade de os países-membros da ONU revisarem o papel do poder de veto no funcionamento do Conselho de Segurança é uma das prioridades principais", disse, acrescentando que "todo mundo" viu inúmeros casos em que os membros permanentes do órgão usaram veto "ao violar diretamente suas obrigações de manter a paz e segurança internacionais".

Posicionamento russo

Já a missão permanente russa junto à ONU, representada por Aleksei Boguslavsky, comentou a ideia, dizendo que o país está disposto a discutir todas as variantes razoáveis de reforma do Conselho, exceto o poder de veto.

"Nosso posicionamento é bem sabido. A Rússia, como membro permanente do Conselho de Segurança, destaca a necessidade de atribuir a esse órgão um caráter mais representativo, em primeiro lugar, através dos países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina", argumentou.

Aliás, o diplomata frisou que Moscou "está disposta a considerar qualquer variante razoável de ampliação do Conselho de Segurança, inclusive a chamada decisão intermediária baseada em compromisso, caso este se baseie em acordo amplo dentro da ONU".

Chanceleres do BRICS fazem reunião às margens da Assembleia Geral da ONU
Além disso, Aleksei Boguslavsky observou que a Rússia considera inapropriadas quaisquer ideias que minem as prerrogativas inerentes dos membros permanentes, inclusive a instituição de veto.

"É preciso lembrar: esta instituição é um fator importante que estimula os membros do Conselho a buscar decisões equilibradas. O uso do veto ou ameaça de uso muitas vezes livraram a ONU de associações com aventuras duvidosas", explicou.

Vias de reforma

Em uma conversa com o serviço russo da Rádio Sputnik, o professor da Academia Diplomática junto ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Vavilov, comentou a possível eliminação do poder de veto.

"Acredito que a instituição do veto não será abolida. A propósito, na época foi introduzido pela iniciativa estadunidense. As estruturas que existem permanecerão, e o veto vai ficar", disse, adicionando que as Nações Unidas já alcançaram bastantes êxitos na reforma dos seus órgãos.

"O processo vai em frente, a ONU precisa ser reformada — pois a organização não é nada jovem e precisa passar a corresponder às necessidades de hoje. Hoje em dia, a questão principal é que ao longo desse tempo [da existência da ONU] à arena internacional saíram novos Estados influentes, e estes devem ter mais peso no Conselho de Segurança — por exemplo, os países africanos, latino-americanos e asiáticos pedem por atuação mais ativa", comentou.

Foi no ano de 1993 que o assunto sobre a reforma do Conselho veio à tona no palco internacional. O Brasil tem sido, especialmente nos governos de Lula e Dilma, um candidato ativo a um assento permanente na estrutura. Porém, até hoje a comunidade internacional não conseguiu consenso quanto à questão.

Comentar