Estrela na Via Láctea ameaça com explosão mais poderosa do Universo (VÍDEO)

Astrônomos descobriram um sistema estelar espetacular rodeado por uma elegante nuvem de poeira espiral. Acredita-se que o sistema contém uma estrela que está girando extremamente rápido, o que poderia produzir uma das explosões mais poderosas do Universo.
Sputnik

Trata-se do sistema estelar binário, formado por um par de estrelas maciças Wolf-Rayet. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores, cujos resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature Astronomy.

Os autores do estudo acreditam que uma das estrelas — afastada a cerca de 8 mil anos-luz da Terra — é a primeira candidata conhecida na Via Láctea a produzir uma perigosa explosão de raios gama, sendo considerada uma das mais poderosas do Universo.

A estrela do sistema Apep, denominado em homenagem ao deus egípcio do caos em forma de serpente, está à beira de uma explosão maciça de supernova. Segundo apontam os cientistas, a colisão entre os ventos das duas estrelas pode formar poeira, que assumiria formas que remetessem um embrião ou girino.

NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra (FOTO, VÍDEO)
Graças ao Very Large Telescope (VLT), instalado no Chile, e ao Telescópio anglo-australiano (AAT), na Austrália, a equipe descobriu que o sistema estelar está produzindo ventos incrivelmente rápidos, ou seja, 100.000 vezes mais rápidos que um furacão na Terra.

Esta velocidade de vento não representa nenhuma surpresa para as estrelas Wolf-Rayet. No entanto, os pesquisadores descobriram que a nuvem de poeira se move muito mais devagar.

"A maneira com que esses diferentes ventos acontecem provém da rotação crítica", explicou o Dr. Benjamin Pope, coautor do estudo da Universidade de Nova York, citado pela revista científica Eurekalert.

Nova missão da NASA pretende provar que Marte era habitável
De acordo com ele, a rotação crítica é necessária na maioria dos modelos de supernovas para que a morte ardente de uma estrela seja acompanhada pela explosão mais energética do Universo: a de raios gama.

No entanto, segundo confirma outro pesquisador da equipe, professor Paul Crowther, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Sheffield, o processo de formação de poeira ao redor do sistema estelar continua sendo um mistério.

Comentar