Houthis se dizem prontos para amplo cessar-fogo no Iêmen

Representantes do movimento rebelde xiita houthi disseram hoje que estão prontos para um cessar-fogo mais amplo no Iêmen se a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita estiver interessada em paz.
Sputnik

O grupo anunciou neste domingo que estava suspendendo os ataques contra os sauditas, os Emirados Árabes Unidos e seus aliados iemenitas, com os quais vem travando um intenso conflito há cerca de quatro anos. 

Cessar-fogo no Iêmen se torna possível com retirada do apoio dos EUA à coalizão saudita
O Iêmen se encontra em estado de guerra civil desde o final de 2014, quando as forças houthis lançaram uma ofensiva para tomar o poder das mãos do presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi. Desde março de 2015, Riad lidera uma coalizão de países árabes que vem realizando bombardeios contra posições dos houthis no país. 

A guerra no Iêmen já deixou milhares de mortos e feridos e milhões de pessoas deslocadas. Segundo dados das Nações Unidas, cerca de 14 milhões de pessoas se encontram em situação de pré-fome no país. Só no ano passado, de acordo com a organização Save the Children, mais de 50 mil crianças iemenitas morreram de fome em consequência dos conflitos. 

Comentar