China compra software geoespacial utilizado pela OTAN

A China adquiriu software geoespacial de alto nível usado pelos comandos militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), informa reportagem do jornal South China Morning Post publicada neste sábado (17).
Sputnik

Segundo o texto de Stephen Che, a aquisição coloca Pequim "em pé de igualdade com algumas das operações militares de elite do Ocidente".

O pacote de software fornecido pela empresa belga Luciad inclui o LuciadLightspeed, um programa capaz de processar dados em tempo real, incluindo objetos em movimento rápido. A tecnologia, além de ser empregada pela Otan, também é utilizada por empresas como Boeing, Airbus Defence, Lockheed Martin e Thales.

China e Coreia do Sul vão fortalecer coordenação para desnuclearização da Coreia do Norte
Enquanto softwares convencionais podem gerar erros na localização de alvos móveis de até 500 metros, o software comprado pelos chineses consegue gerar imagens com uma precisão de até três centímetros, diz a empresa Nvidia. 

A adoção de uma tecnologia usada pela OTAN pode ser uma medida arriscada para o país, afirma um especialista em segurança da informação que trabalhou com o governo chinês. O software pode conter códigos ocultos e permitir "infiltrações não autorizadas no cérebro de operações militares chinesas".

De acordo com a leis de Pequim, um fornecedor estrangeiro que vende software ao governo é obrigado a divulgar o código fonte do programa às autoridades para um controle de segurança. Não se sabe se Luciad cumpriu esse requisito, pois a empresa não respondeu aos pedidos de comentários do South Mourning China Post. 

Comentar