Mídia: exército chinês se prepara para passar da defesa para a prontidão de combate

O avanço da tecnologia militar nos vários países e a expansão da esfera de interesses de Pequim está forçando o Exército Popular de Libertação da China (PLA) a passar da defesa para a prontidão de combate, informa o South China Morning Post.
Sputnik

O jornal ressalta que agora o Exército chinês se baseia em uma estratégia de "planejamento proativo", o que pode significar a aplicação de um "ataque inesperado". 

As autoridades chinesas enfatizaram a necessidade de aumentar a prontidão de combate do exército do país, assim como o nível de planejamento estratégico. Espera-se que isso permita aos militares preverem um conflito terrestre e controlarem seu curso. 

Pentágono prevê quanto custará criação de força espacial
"Durante os futuros confrontos, as tropas terrestres podem ter que combater em ilhas ou no alto das montanhas, o que requer uma melhoria no nível de cooperação com os outros ramos das forças armadas", disse o especialista militar Song Zhongping ao South China Morning Post.

A edição chinesa observa que, durante muito tempo, as forças armadas do país foram orientadas exclusivamente para garantir a capacidade de defesa da China. Contudo, devido à expansão da esfera de interesses do país e ao aumento da tensão nas relações com os EUA, há cada vez mais necessidade de modernização do PLA.

Em particular, a China considera "imprescindível" o uso de veículos aéreos não tripulados para receber informações do campo de batalha em tempo real. 

Ao mesmo tempo, o jornal relata que o Exército chinês passou por muitas mudanças nos últimos dois anos, o que causa temores crescentes no exterior.

Comentar