S-300F russo vs SM americano: imprensa compara sistemas navais de defesa antiaérea

A revista norte-americana The National Interest comparou o sistema de defesa antiaérea russo de baseamento naval Fort (S-300F) com os mísseis norte-americanos de defesa antiaérea da família Standart.
Sputnik

A defesa antiaérea é um dos mais importantes elementos de um navio militar, já que os aviões modernos dotados de mísseis antinavio e outras munições guiadas representam uma séria ameaça para a frota, indicou a edição.

Empresa estatal registra crescimento da demanda de armamentos russos
De acordo com The National Interest o sistema S-300F de baseamento naval é o principal sistema de defesa antiaérea naval russo, destinado à destruição de alvos de alta velocidade, com grande capacidade de manobra e de pequeno porte que se aproximam a diferentes alturas. Os lançamentos dos mísseis são efetuados a partir de contêineres verticais.

Por sua vez, os navios norte-americanos estão equipados com mísseis de defesa antiaérea Standart de diferentes modificações.

O analista do jornal, Charlie Gao, analisou como os sistemas estão integrados nos sistemas de armamentos dos navios militares.

O míssil norte-americano Standart é usado principalmente como armamento dos navios dotados do lançador unificado Mk-41, como os destróieres da classe Arleigh Burke e os cruzadores de mísseis da classe Ticonderoga. Os mísseis americanos se encontram em contêineres especiais, podendo ser lançados em qualquer ordem.

Relatório do Pentágono revela novos problemas durante testes de certificação do caça F-35
O S-300F tem seus mísseis instalados em tambores, cada um contendo 8 mísseis. Para lançar um míssil, o tambor deve rodar. Assim, isso leva à diminuição da cadência de tiros em comparação com o Mk-41. Entretanto, o S-300F assegura uma cadência de tiros de 3 segundos. O sistema russo é menos universal, conforme a edição, já que, ao contrário do Mk-41, é capaz de utilizar somente mísseis de defesa antiaérea.

Comentando os próprios mísseis dos sistemas, o autor indicou que sua principal característica é o raio de ação. De acordo com o artigo, o míssil norte-americano, modernizado recentemente, ultrapassa o análogo russo em termos de raio. Contudo, o autor do artigo indicou que, já que a principal tarefa da Marinha russa é a defesa do país, os marinheiros militares russos não precisam de mísseis de defesa antiaérea comparáveis com os americanos em termos de alcance.

Comentar