Mídia: encontrados polígonos secretos de mísseis na Coreia do Norte

Na Coreia do Norte foram detectadas 13 bases de mísseis, segundo um relatório do Centro de Pesquisas Estratégicas e Internacionais de Washington, comunicou a agência Reuters.
Sputnik

Segundo se supõe, no total na Coreia do Norte há 20 polígonos secretos. De acordo com o especialista do Centro, Joseph Bermudez, apesar das negociações com os EUA, as autoridades norte-coreanas mantêm essas instalações em estado de funcionamento e até realizam obras para melhorar suas infraestruturas.

As bases estão localizadas em regiões remotas de montanha e podem ter mísseis balísticos de diversos alcances, inclusive um míssil capaz de atingir o território norte-americano, diz o relatório.

Coreia do Norte ameaça retomar produção de armas nucleares se EUA não acabarem com sanções
Segundo Bermudez, não há instalações de lançamento nessas bases. "Ao mesmo tempo, os mísseis podem ser lançados das bases em caso de emergência", escreveu o especialista, acrescentando que a base Sakkanmol, situada perto da fronteira sul-coreana, tem aspecto de estar em funcionamento e bem preparada para isso.

Em 12 de novembro, o jornal The New York Times publicou uma imagem de satélite que alegadamente mostra a base Sakkanmol. Segundo a edição, a inteligência americana descobriu 16 instalações secretas no território norte-coreano.

Anteriormente Pyongyang não tinha anunciado oficialmente a existência das bases encontradas, diz a Reuters. Porém, segundo analistas, o controle de todas as instalações nucleares é uma parte importante do programa de desnuclearização.

Durante a cúpula de Singapura, em 12 de junho de 2018, Donald Trump e Kim Jong-un assinaram um documento conjunto. Segundo ele, Washington garante a segurança de Pyongyang em troca do compromisso norte-coreano de prosseguir com a desnuclearização da península. A Coreia do Norte começou a desmantelar os polígonos nucleares, mas a inteligência norte-americana afirma essas estruturas permanecem em bom estado de funcionamento.

Comentar