Analista: mísseis S-300 estragam os planos dos EUA na Síria

Recentemente, o representante especial dos EUA para a Síria, James Jeffrey, declarou que os EUA estão preocupados com a instalação dos sistemas de defesa antiaérea S-300 no território sírio.
Sputnik

O especialista militar Andrei Koshkin, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, explicou o motivo de os militares norte-americanos estarem preocupados com a implantação dos S-300 na Síria. 

"Os líderes militares e políticos dos EUA começam somente agora a entender que os S-300 protegerão de modo seguro os militares da Rússia na Síria e afetarão seriamente toda a configuração de relações político-militares e geopolíticas no Oriente Médio", sublinhou Koshkin. 

"Sem dúvida, os S-300 são um sério obstáculo para as ações dos militares israelenses no território da Síria. Mas, principalmente, 'estragam os planos' de forma muito séria aos norte-americanos", continuou o analista, acrescentando que o fornecimento dos sistemas de defesa antiaérea irá "esfriar as cabeças quentes" tanto em Israel como nos EUA.

EUA querem saída da Síria das forças estrangeiras que estão lá desde 2011
Segundo ele, os sistemas de defesa antiaérea são uma ajuda significativa para Damasco e os países garantes da resolução pacífica, com vista ao estabelecimento de relações estáveis que permitirão passar do conflito militar para a fase da implantação da paz na Síria. 

A decisão sobre a entrega dos armamentos russos foi tomada depois do incidente em 17 de setembro, quando um míssil S-200 do sistema de defesa antiaérea sírio abateu por engano um avião russo Il-20, que estava voltando para a base de Hmeymim. A tragédia tirou a vida de 15 militares russos.

O Ministério da Defesa russo responsabilizou a Força Aérea de Israel pelo incidente, afirmando que um caça israelense utilizou o avião russo como escudo contra os sistemas antiaéreos sírios.

Comentar