Diplomata chinês: EUA e China devem resolver disputas comerciais por meio do diálogo

A China e os Estados Unidos deveriam trabalhar mais para resolver seus conflitos através de negociações igualitárias e mutuamente favoráveis, disse Yang Jiechi, membro do Departamento Político do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, em meio à intensificação da disputa comercial entre os dois países.
Sputnik

"As relações comerciais EUA-China são mutuamente benéficas. Os dois lados devem encontrar uma solução adequada através de um diálogo igualitário e mutuamente favorável", disse Yang em um comunicado divulgado no site do Ministério das Relações Exteriores da China, após uma reunião do diplomata com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.

Guerra comercial entre EUA e China está se tornando 'nuclear'?
Durante as conversações, os dois funcionários discutiram as relações bilaterais. Bolton, por sua vez, disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava ansioso para se reunir com o líder chinês, Xi Jinping, na próxima cúpula do G20 na Argentina.

Na última sexta-feira, Trump disse que as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China estavam indo bem e os dois lados estavam perto de chegar a um acordo comercial.

China e Estados Unidos estão envolvidos em uma grande disputa comercial, que se seguiu ao anúncio da introdução de elevadas taxas de importação norte-americanas sobre aço e alumínio chinês em março.

As tensões aumentaram ainda mais no final de maio, quando Washington anunciou que US $ 50 bilhões em mercadorias chinesas estariam sujeitos a tarifas de 25%.

Comentar