Banco Central de Israel abandona planos de criar moeda corrente 100% digital

Em 2017, a mídia israelense revelou que o Banco de Israel e o Ministério das Finanças têm trabalhado em uma divisa digital, o chamado "shekel digital" com valor idêntico à moeda física e transações controladas pelo celular. Técnicos da instituição, porém, concluíram que a medida "não é relevante para o momento atual da economia israelense".
Sputnik

Um novo estudo conduzido por uma equipe de especialistas nomeados pelo Banco de Israel aconselhou a organização a abster-se de emitir sua própria moeda digital, o chamado "shekel digital".

"A equipe não recomenda que o Banco de Israel emita moeda digital em um futuro próximo. Devemos continuar a examinar e monitorar esse campo antes de podermos formar a base adequada para uma decisão sobre a recomendação de moeda digital", afirma o relatório.

Resposta ao bitcoin: Israel planeja criar sua própria criptomoeda
Os especialistas admitiram que a emissão de moeda digital oferece uma série de benefícios, como "assistência para combater a economia não declarada, adaptação ao ambiente tecnológico avançado e avanço do setor de tecnologia financeira em Israel".

No entanto, eles afirmam, o principal objetivo da emissão de moeda digital é manter o acesso do público vinculado ao Banco Central, e esta questão em particular "não é relevante para a economia israelense, já que não há redução significativa no uso do dinheiro. "

Comentar