Tribunal ucraniano amplia prisão do jornalista russo até 28 de dezembro

O tribunal da cidade de Kherson prorrogou a prisão do chefe do portal da RIA Novosti Ucrânia, Kirill Vyshinsky, até 28 de dezembro, disse o advogado Andriy Domansky à Sputnik.
Sputnik

"A custódia foi prorrogada até 28 de dezembro", disse Domansky.

Em 15 de maio, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) invadiu o escritório do portal RIA Novosti Ucrânia em Kiev e deteve Vyshinsky por suspeita de apoiar as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, além de traição. Em 17 de maio, o tribunal de Kherson decidiu que Vyshinsky deveria ser preso por 60 dias sem fiança.

Moscou exige libertação imediata do jornalista russo preso na Ucrânia
Em maio, Kirill Vyshinsky foi transferido para a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, onde foi levado sob custódia por uma ordem judicial, que foi prorrogada até 4 de novembro.

A detenção de Vyshinsky provocou críticas generalizadas de jornalistas e grupos de direitos humanos, que classificaram tais medidas eram inaceitáveis ​​em uma sociedade democrática. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a prisão foi politicamente motivada, acrescentando que o incidente demonstrou uma "política inaceitável de autoridades ucranianas que visam jornalistas que estão apenas trabalhando".

Comentar