UE descarta saída de acordo iraniano após denúncias de 'complô assassino' na Dinamarca

A posição da Comissão Europeia em relação ao Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA) permanece inalterada, apesar das alegações de "complô assassino" feitas pelo Serviço Dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET), disse Maja Kocijancic, porta-voz da Comissão Europeia.
Sputnik

"Acreditamos que o JCPOA, que tem um objetivo muito claro, precisa permanecer porque é um elemento de segurança, enquanto outras questões precisam ser abordadas com toda a seriedade em paralelo", disse Kocijancic em resposta a uma pergunta sobre o assunto. se o incidente na Dinamarca afetaria a posição da Comissão Europeia no JCPOA.

Copenhague: Irã planejou assassinato em território da Dinamarca
O ministro dinamarquês das Relações Exteriores, Anders Samuelsen, afirmou na terça-feira em uma coletiva de imprensa em Copenhague que o país vai pressionar por novas sanções contra Teerã, trabalhando com parceiros europeus em resposta ao incidente.

Kocijancic afirmou que a Comissão Europeia esperava um interrogatório das autoridades dinamarquesas o quanto antes sobre as acusações contra o Irã.

"Então, de fato, vimos os relatos de um incidente significativo na Dinamarca ao qual você se referiu. Estamos em contato com as autoridades dinamarquesas em vários níveis e esperamos que eles respondam aos países membros o mais rápido possível", disse a porta-voz.

Kocijancic acrescentou que a Comissão Europeia se solidarizou com a Dinamarca pelo incidente e condenou qualquer ameaça à segurança europeia, afirmando que o incidente seria levado a sério.

Teerã protesta contra Dinamarca por acusações a serviço secreto do Irã
Na terça-feira, o PET acusou oficiais da inteligência iraniana de um plano de assassinato que supostamente teria como alvo o braço dinamarquês do Movimento pela Libertação de Ahvaz (ASMLA), um grupo insurgente nacionalista que defende um Estado árabe separado na província iraniana do Khuzistão. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Bahram Qassemi, rejeitou as acusações.

Os Estados Unidos, que insistiram que o Irã violou o JCPOA, anunciaram sua retirada do pacto em maio. Na esteira desse movimento, os demais partidos do pacto multilateral — China, França, Alemanha, Irã, Rússia, Reino Unido e União Europeia — reafirmaram seu compromisso com o acordo.

Comentar