Corporação russa revela quantos drones submarinos desenvolve o país

A Rússia está desenvolvendo atualmente 17 veículos submarinos não tripulados, comunicou nesta quarta-feira (31) o diretor da Corporação Unida de Construção Naval da Rússia, Aleksei Rakhmanov.
Sputnik

O diretor revelou a informação enquanto mostrava sua apresentação dedicada ás perspectivas da construção naval russa nos próximos 20 anos.

Segundo os dados da apresentação, no momento a Rússia está desenvolvendo 17 drones submarinos.

"Estamos acompanhando o que está sendo desenvolvido no mundo, inclusive os planadores, veículos submarinos que podem se mover sem recarga de baterias por uma distância de até dois comprimentos do equador", comentou Rakhmanov.

'Será um avanço significativo': Rússia inicia desenvolvimento de inovador drone submarino
O diretor explicou que agora os drones russos são movimentados por hélices, enquanto os planadores são impulsionados por meio do aumento e diminuição da força de sustentação. Trata-se de trasfega e descarga de lastro, o que permite aos planadores superar distâncias de até 80 mil quilômetros, detalhou.

Em abril deste ano, a Corporação Unida de Construção Naval da Rússia anunciou que está desenvolvendo um novo submarino não tripulado que pode submergir a uma profundidade de 12 quilômetros e deverá ser concluído daqui a dois anos.

Anteriormente, surgiram notícias sobre a realização bem-sucedida de testes do drone planador subaquático Morskaya Ten (Sombra Marinha) capaz de avançar através de correntes submarinas sem ser detectado por sonares.

Comentar