Moscou: Capacetes Brancos estão filmando ataque químico falso em Aleppo

O ministério da Defesa da Rússia informou que membros dos Capacetes Brancos estão em Aleppo encenando um ataque com armas químicas para incriminar o governo de Bashar Assad.
Sputnik

Os capacetes brancos já iniciaram as filmagens, envolvendo desconhecidos, disseram os militares russos.

Ativista: Capacetes Brancos pretendem usar reféns em suas provocações em Idlib
"Militantes de grupos armados ilegais não abandonam suas tentativas de desestabilizar a situação na zona de desescalada de Idlib. O centro russo de reconciliação recebeu informações de moradores de Aleppo. Eles [militantes] estão preparando outra provocação com o uso de agentes tóxicos para acusar as forças do governo de usar armas químicas contra a população local", disse o tenente-general Vladimir Savchenko, citado pelo Ministério da Defesa da Rússia.

O militar disse que "várias dúzias" de membros da organização Capacetes Brancos chegaram à província de Aleppo para realizar a provocação com armas químicas, acrescentando que os terroristas trouxeram de Idlib recipientes com agentes tóxicos necessários para a encenação em Aleppo.

"Os membros da organização Capacetes Brancos estão realizando filmagens encenadas com a participação de civis desconhecidos dos moradores locais", disse ele.

Savchenko especificou que, de acordo com informações recebidas pelo Centro Russo para a reconciliação Síria, militantes planejavam provocar as Forças Armadas Sírias a abrir fogo, acrescentando que o plano incluía também a encenação, em um território controlado por unidades armadas ilegais, de um bombardeio com projéteis contendo agentes tóxicos supostamente conduzidos pelas tropas de Damasco.

Capacetes Brancos 'fazendo vaquinha' para novo filme de ficção
Comentar