Rússia testa seu novo 'assassino de satélites'

Em 27 de outubro a Rússia testou seu novo sistema de guerra eletrônica Tirada-2S, capaz de avariar satélites desde a terra e os detalhes do qual se mantêm em rigoroso segredo.
Sputnik

"O sistema Tirada-2S já foi testado e uma comissão estatal apresentou suas recomendações", informou o jornal russo Rossiyskaya Gazeta.

Em 30 de novembro de 2017, Oleg Achasov, vice-diretor do Instituto Central de Pesquisa Científica número 46, revelou que a Rússia está trabalhando no desenvolvimento de uma arma de neutralização de satélites.

Que 'armas' tem Rússia para responder às novas sanções dos EUA? Analista revela
Em janeiro de 2018, uma fonte do Ministério da Defesa russo afirmou à mídia que o exército deveria receber sistemas capazes de desativar os satélites do inimigo. Segundo ele, a arma recebeu o nome de Tirada-2 e tem sido desenvolvida desde 2001. O sistema usaria ondas radioelétricas desde a terra, acrescentou ele.

O Tirada-2 foi mencionado mais uma vez em agosto de 2018, durante o fórum militar EXÉRCITO 2018, quando o Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato para a entrega de um sistema de neutralização de satélites chamado Tirada-2.3. Segundo o ministério, a entrega da arma ao exército terá início antes do fim de 2018.

Comentar