Rússia poderá vender armas a Cuba no valor superior a US$ 50 milhões

A Rússia emprestará a Cuba mais de US$ 50 milhões para compras de equipamento militar russo, informou o jornal russo Kommersant, citando duas fontes na esfera de cooperação técnica e militar dos dois países.
Sputnik

De acordo com as fontes, os respectivos acordos serão assinados durante a 16ª comissão intergovernamental sobre economia, comércio e cooperação técnico-científica, a ser realizada em Havana nos dias 29 e 30 de outubro. No entanto, nem a Rússia nem Cuba confirmaram os relatos.

"Essa soma será revertida diretamente para a cooperação técnico-militar. Junto com este acordo, um conjunto de documentos econômicos gerais e acordos iniciados pelo ministério das Finanças da Rússia serão assinados, mas com outros valores", observou uma fonte familiarizada com as negociações.

Rússia receberá dados de satélites espiões diretamente de Cuba
Cuba poderá usar os recursos para adquirir veículos blindados e helicópteros. "Em separado, deverão ser adquiridas peças sobressalentes, ferramentas e equipamentos para os veículos comprados anteriormente como, por exemplo, tanques T-62 ou veículos blindados APC-60", disse a fonte.

O jornal informou que Havana também planejava comprar equipamentos industriais sob contratos separados. Além disso, a cooperação também pode resultar em um projeto conjunto para produção de armamentos leves.

O contrato de empréstimo anterior entre a Rússia e Cuba na referida esfera foi concluído em 2009 e posteriormente foi prorrogado por duas vezes, em 2010 e 2011. Em 2017, Havana se dirigiu formalmente à Rússia solicitando a modernização do equipamento operacional do país.

Comentar