Moscou considera ações de Washington no sul da Síria como 'ocupação'

Ministério das Relações Exteriores da Rússia qualificou as ações dos Estados Unidos no sul da Síria como "ocupação" militar.
Sputnik

A representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, expressou preocupações de Moscou com as ações de Washington tanto no nordeste do pais árabe como no sul, na região de Al-Tanf.

"Continuamos preocupados tanto com a situação no nordeste da Síria, onde os EUA não deixam de tentar se aproximar da parte dos curdos adepta do separatismo, como no sul do país, na região de Al-Tanf, onde de fato tem lugar uma ocupação evidente de território soberano sírio pelas forças americanas", disse Zakharova.

A chancelaria russa afirma ter dados que os militantes, que encontraram um "refúgio" no território controlado pelos EUA em Al-Tanf, exigem dinheiro aos habitantes locais que desejam abandonar a área, nomeadamente 2 mil dólares por pessoa.

Política hipócrita: especialista comenta ataques de drones à base russa na Síria
Moscou criticou em várias ocasiões a campanha militar dos Estados Unidos na Síria, que não foi autorizada nem pela ONU nem por Damasco.

Anteriormente, o Ministério da Defesa russo responsabilizou os EUA pela situação de calamidade em que estão mais de 70 mil refugiados sírios no campo de Rukban, no sul do país árabe. O campo de refugiados está situado perto da base militar estadunidense na região de Al-Tanf.

A Defesa russa destacou que foram os EUA que proibiram o acesso a uma zona de 55 quilômetros ao redor de sua base às estruturas governamentais sírias e organizações humanitárias.

Comentar