Confira FOTOS de enterros humanos de 3.000 anos descobertos no Peru

Duas ossadas de 3.000 anos foram descobertas na área arqueológica de Marcavalle, nos arredores da cidade peruana de Cusco, informou a mídia local.
Sputnik

"Essas descobertas correspondem à época formativa, ou seja, aproximadamente 1.000 anos antes de Cristo, o que confirma que Marcavalle tem primeiros enterros humanos registrados no vale de Cusco, sendo seu primeiro assentamento", afirmou a arqueóloga Luz Marina Monroy, responsável pela exploração, publicou o jornal Peru 21.

​Monroy detalhou que o primeiro enterro pertencia a uma pessoa de menos de 20 anos, que foi rodeada por uma estrutura de pedras e cuja ossada foi achada flexionada. No crânio deformado, uma placa circular de ouro foi encontrada para, possivelmente, fins decorativos.

A segunda sepultura é de um rapaz mais jovem, cuja ossada estava em posição lateral estendida e rodeada por objetos artesanais, feitos principalmente de obsidiana — rocha vulcânica preta.

​Perto das covas, arqueólogos da Direção Desconcentrada da Cultura de Cusco descobriram enterros de lhamas, que eram sacrificadas como oferenda, bem como fragmentos de cerâmica, instrumentos de osso e peças metálicas para fins domésticos.

As escavações arqueológicas em Marcavalle são realizadas em coordenação com a Corte Superior da Justiça de Cusco, porque a área se encontra na mesma zona onde funciona o Centro Juvenil Marcavalle que mantém detenção de infratores menores de idade entre 12 e 17 anos.

Comentar