EUA acusam Rússia de criar laser espacial militar

Subsecretária de Estado para o Controle de Armas, Ilem Poblete, acusou a Rússia de criar lasers espaciais militares, informou o jornal Daily Mail.
Sputnik

Em agosto deste ano, Poblete declarou que os Estados Unidos estão preocupados com o comportamento "anormal" do chamado satélite-inspetor russo. "O comportamento dele não corresponde a algo visto antes […] Nós não sabemos ao certo o que é isso, e não temos forma de identificar isso", disse ela.

Quantos satélites existentes na órbita terrestre estão sob controle da Rússia?
Desta vez, ela afirmou que Rússia já transportou para o espaço lasers capazes de destruir satélites americanos. Além disso, ela ressaltou que tais ações não correspondem à retórica diplomática da Rússia.

"Para os Estados Unidos, esses eventos são mais uma prova de que as ações militares russas não são consistentes com sua retórica diplomática", afirmou citada pelo o Daily Mail.

Ela também observou que os Estados Unidos gostariam que o espaço "permanecesse livre de conflitos", mas disse que os EUA estão trabalhando ativamente para criar suas próprias forças espaciais.

Em agosto de 2017 o Ministério da Defesa russo informou sobre o lançamento de um satélite-inspetor. Tais satélites dispõem de capacidades de manobra para se moverem em órbita, podendo observar e interagir com outros satélites.

Comentar