Defesa russa: atividades da OTAN perto da Rússia atingem nível sem precedentes

Atividades militares da OTAN perto das fronteiras russas atingiram um nível sem precedentes desde a época da Guerra Fria, afirmou o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.
Sputnik

Falando em uma reunião militar na Bielorrússia, o ministro disse que a Aliança usa o mito sobre a "ameaça russa" para aumentar suas atividades perto da fronteira do país.

"As atividades militares da OTAN perto de nossas fronteiras atingiram um nível sem precedentes desde a época da Guerra Fria. A política da Aliança visa aumentar sua presença militar avançada no flanco oriental", declarou Shoigu.

'Nova Guerra Fria é possível': o que visa OTAN com maiores exercícios à vista?
Devido às atividades crescentes da Aliança perto de suas fronteiras, Moscou declarou por múltiplas vezes que não representa uma ameaça a ninguém, mas não deixará sem atenção as ações potencialmente perigosas para seus interesses.

Neste dia 25 de outubro, na Noruega e nas áreas circundantes do Atlântico Norte e no mar Báltico começarão as grandes manobras da OTAN Trident Juncture 2018, umas das maiores das últimas décadas.

Os exercícios contarão com a participação de cerca de 50.000 militares, cerca de 150 aviões, 65 navios e mais de 10.000 veículos. Alguns analistas acreditam que o principal objetivo das manobras seja enviar um sinal à Rússia.

Comentar