'Nova Guerra Fria é possível': o que visa OTAN com maiores exercícios à vista?

No próximo dia 25 de outubro começarão as manobras conjuntas da OTAN Trident Juncture 18 envolvendo uns 50.000 efetivos da Aliança e dos EUA e gerando preocupações sobre o verdadeiro objetivo destes treinamentos em grande escala.
Sputnik

Os exercícios deverão contar com a participação de 29 países da OTAN assim como da Finlândia e Suécia, que não são membros da Aliança.

Soldados dos EUA se ferem durante preparativos para exercícios da OTAN na Noruega
Dezenas de milhares de soldados serão apoiados por uns 150 aviões, 65 navios e milhares de veículos militares, sendo a edição desde ano das manobras Trident Juncture a maior desde 2002, de acordo com o portal Military.com.

Apesar do objetivo declarado dos exercícios ser o treinamento da prontidão de combate dos membros da OTAN para responderem de forma unificada a futuras ameaças à segurança, há relatos que os Trident Juncture 18 visam enviar uma certa mensagem à Rússia.

Por sua parte, o ex-conselheiro dos senadores republicanos e analista político, Jim Jatras, afirma que todas e quaisquer manobras da OTAN são um sinal para Moscou.

"Claro que estes exercícios se destinam a enviar uma mensagem à Rússia […] Colocaria estes exercícios na mesma categoria daquelas provocações que vemos no mar Báltico e Negro para desafiar os russos, para ver se eles vão sair e enfrentar navios e aviões diretamente nas suas águas territoriais", opinou ele à Sputnik.

O analista destaca que sempre que a Rússia realiza manobras de tal escala no seu próprio território, a mídia ocidental diz que estas são provocatórias, mas agora "não é suposto [a Rússia] se sentir provocada por este tipo de exercícios que são claramente direcionados contra ela", mesmo que não sejam realizados muito perto do país eslavo.

Jatras acha ainda mais alarmante o fato de a Finlândia e a Suécia terem se juntado aos treinamentos, pois isso "é direcionado ao teatro do Ártico e à Rússia".

OTAN pretende criar drones navais para responder à 'ameaça russa' no Atlântico
Em um comentário à Sputnik Internacional, o analista militar americano Ivan Eland também opinou que os exercícios acima mencionados são uma resposta a uma série de ações russas que ofenderam o Ocidente.

Para Eland, os exercícios sinalizam que os EUA passaram para uma política mais dura e que em breve esta será dirigida contra a Rússia e a China. A última já sentiu isso na própria pele com a guerra comercial com Washington.

"Nova Guerra Fria é possível, especialmente com a Rússia, já que os EUA têm com ela menos relações comerciais do que com a China", prevê especialista.

O início das manobras Trident Juncture 18, que decorrerão principalmente na Noruega, está marcado para esta quinta-feira (25).

Comentar