Porta-aviões dos EUA entra no Ártico pela 1ª vez em quase 30 anos

O porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman cruzou neste 19 de outubro o Círculo Polar Ártico pela primeira vez em 27 anos para realizar manobras no mar da Noruega.
Sputnik

O porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman cruzou neste 19 de outubro o Círculo Polar Ártico pela primeira vez em 27 anos para realizar manobras no mar da Noruega.

O USS Harry S. Truman é o primeiro porta-aviões dos EUA a navegar além do Círculo Polar Ártico desde 1991, quando o USS America visitou a área durante as manobras North Star da OTAN.

"Passaram mais de três décadas desde que a aviação embarcada foi testada em tais condições climáticas e, apesar das difíceis condições do tempo e do mar, estes homens e mulheres estão demonstrando que o navio pode aproveitar todo o espectro de suas capacidades para operar em qualquer lugar do mundo", declarou o comandante do navio, capitão Nick Dienna.

Helicóptero da Marinha americana cai no convés do porta-aviões USS Ronald Reagan
O grupo aeronaval liderado pelo porta-aviões testará suas capacidades perto da costa norueguesa, efetuando operações em condições de baixa temperatura, ventos fortes e tempestade no mar. Depois disso, o grupo se juntará os países da OTAN para participar das manobras Trident Juncture 2018.

Os exercícios Trident Juncture da OTAN decorrerão de 25 de outubro a 23 de novembro na Noruega e nas áreas circundantes do Atlântico Norte e mar Báltico. Eles entrarão na lista dos maiores exercícios da OTAN das últimas décadas, com a participação de cerca de 50.000 militares, incluindo 14.000 soldados norte-americanos, que utilizarão cerca de 150 aviões, 65 navios e mais de 10.000 veículos.

Na semana passada, o canal Fox News escreveu, citando o comandante supremo das Forças Aliadas na Europa, que a participação do USS Harry S. Truman visa mostrar à Rússia que os EUA e seus aliados estão prontos a defender o oceano Atlântico.

Comentar