Trump ameaça fechar fronteira se México não reduzir o ritmo da migração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou mobilizar tropas para fechar a fronteira sul do país, se o México não reduzir a avalanche de migrantes de países da América Central.
Sputnik

Em sua conta no Twitter, o presidente dos EUA acusou os líderes da Guatemala, Honduras e El Salvador de "fazer muito pouco para evitar que um grande fluxo de pessoas, incluindo muitos criminosos, entrem nos EUA através do México".

Trump: Se não conseguirmos segurança na fronteira, não teria problema em fechar o governo

"Devo pedir ao México, nos mais duros termos, que ponha fim a essa avalanche e, se isso não for possível, mobilizarei as forças armadas dos EUA e fecharei nossa fronteira sul", escreveu o presidente dos EUA.

Ele também ameaçou "pôr fim a todos os pagamentos a esses países".

Trump enfatizou que "a ofensiva" contra os Estados Unidos em sua fronteira sul é uma questão muito mais importante para ele como presidente do que o novo acordo de livre comércio entre os EUA, Canadá e México.

"Espero que o México ponha fim a essa avalanche em sua fronteira norte", ele reiterou.

Na opinião do presidente norte-americano, o problema migratório foi gerado pelas leis "fracas" promovidas pelo Partido Democrata.

Trump diz que Canadá e México serão 'parceiros maravilhosos no comércio' no futuro

Desde 13 de outubro, uma caravana de mais de 3.000 pessoas vem de Honduras com a intenção de cruzar o território mexicano para os Estados Unidos.

A marcha foi organizada em resposta a vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que falou em uma conferência regional recente sobre a América Central "freiam a migração em massa" causada pela corrupção e violência que ocorre em Honduras, Guatemala e El Salvador, países que compõem o chamado Triângulo do Norte Centro-Americano.

Na quarta-feira, o Ministério de Relações Exteriores mexicano anunciou que as autoridades mexicanas respeitarão os direitos humanos, a livre mobilidade e o direito de solicitar o status de refugiado àqueles centro-americanos.

Comentar