Sanções dos EUA causam efeito inesperado na Rússia, escreve WSJ

As medidas restritivas impostas por Washington acabaram elevando os preços do petróleo e enfraquecendo a moeda nacional russa, provocando um "impulso inesperado" da economia da Rússia, escreve o Wall Street Journal.
Sputnik

Desde meados de agosto, as sanções dos EUA contra Teerã levaram a um aumento de 14% nos preços do petróleo, fazendo com que os exportadores do "ouro negro" russo aumentem significativamente a receita, de acordo com a publicação

O jornal também ressalta que, em 2018, as cotações das empresas petrolíferas russas Rosneft e Lukoil subiram 56 e 39%, respectivamente. Enquanto isso, o preço do rublo sofreu uma queda de 15% desde abril, o que acabou gerando um aumento na competitividade dos produtos russos. 

Rublo respaldado por ouro poderia mudar regras do sistema financeiro atual, diz analista
"A Rússia se sente muito melhor com os altos preços do petróleo e com um rublo fraco. Do ponto de vista orçamentário, isso é duplamente positivo", disse Viktor Szabo, especialista da empresa de investimentos Aberdeen Asset Management.

Após o golpe ocorrido na Ucrânia e a reunificação da Crimeia à Rússia (através de referendo e de forma democrática), as relações entre o país eslavo e o Ocidente pioraram. Os EUA, junto com outros países, acusaram Moscou de intervenção nos assuntos internos ucranianos, o que foi repetidamente negado pela Rússia.

Comentar