Enviado russo examina exterior de instalações diplomáticas fechadas de São Francisco

O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, disse a repórteres no domingo que examinou as propriedades diplomáticas russas de fora.
Sputnik

"Eu e meus colegas fomos ver o prédio onde residia nosso cônsul-geral e depois fomos ao nosso consulado-geral", disse Antonov. "Estes são edifícios vazios, não há diplomatas russos lá. É triste."

O embaixador, que está em visita a São Francisco, disse sentir que os cidadãos russos na área sofrem com a falta de assistência consular.

"Acho que chegará o momento em que os Estados Unidos perceberão a necessidade de devolver todos os edifícios apreendidos ilegalmente tirados de nós. E neste caso, as relações EUA-Rússia se desenvolverão melhor. E, além disso, será mais fácil para os cidadãos russos para morar aqui".

Zakharova: 'agentes Smith' revistam o Consulado da Rússia em São Francisco
O embaixador notou que ninguém abordou os diplomatas enquanto examinavam os prédios.

"Eu não queria provocar ninguém. Quero conhecer a condição da propriedade russa", disse ele. "É triste ver mastros vazios sem bandeiras russas".

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, fechou o Consulado Geral da Rússia em São Francisco e realizou buscas nas missões comerciais em Nova York e Washington, DC no ano passado em resposta à decisão de Moscou de reduzir o número de funcionários diplomáticos dos EUA na Rússia.

Em março, os Estados Unidos fecharam o consulado russo em Seattle por alegações do envolvimento de Moscou no envenenamento do ex-oficial de inteligência russo Sergei Skripal no Reino Unido, embora o Kremlin negasse firmemente qualquer envolvimento. Funcionários do Departamento de Estado dos EUA entraram na residência oficial do ex-cônsul russo depois de quebrar todas as fechaduras.

Moscou disse que as ações dos Estados Unidos constituíam uma violação do direito internacional, incluindo a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e Consulares.

Comentar