Desnuclearização demorada? Rússia está preocupada que Pyongyang não destruiu nenhuma ogiva

A Rússia está preocupada com o fato de a Coreia do Norte ainda não ter destruído nenhuma ogiva nuclear no âmbito do processo de desnuclearização, disse o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov.
Sputnik

O diplomata abordou o assunto da desnuclearização da península coreana ao discursar no Centro de Estudos de Não Proliferação, na Califórnia, EUA, sublinhando que a Rússia apoia as atividades americanas nesta esfera.

"Ainda não sabemos em quanto tempo poderemos alcançar a desnuclearização da península coreana. Apoiamos os esforços dos EUA nesta direção, estamos prontos a ajudá-los. Porém, preocupa-nos o fato de até hoje ainda não ter sido desmantelada nenhuma ogiva, bem como nenhum míssil", afirmou Antonov.

Em 12 de junho, Donald Trump e Kim Jong-un realizaram o seu primeiro encontro oficial em Singapura. Após a conclusão das conversações, os dois países assinaram um acordo expressando o compromisso conjunto de trabalharem para a desnuclearização da península coreana.

Coreia do Norte quer abolir todas as armas nucleares e fim da guerra, afirma Moon
Pyongyang desistiu dos testes de mísseis e testes nucleares, entregou aos EUA os três cidadãos estadunidenses detidos, assim como devolveu os restos mortais de soldados americanos que morreram no decorrer da Guerra da Coreia de 1950-1953.

A parte americana continua insistindo em manter a máxima pressão sobre a Coreia do Norte, incluindo as restrições econômicas conforme as resoluções da ONU até à desnuclearização completa da península.

Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, encontrou-se em Pyongyang com Kim Jong-un. Os dois acordaram as medidas para a desnuclearização da Coreia do Norte e discutiram uma segunda cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte.

Além disso, o líder norte-coreano já teve três encontros com seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, que resultaram em uma promessa conjunta de alcançar um tratado de paz.

Comentar