Descoberto 'mundo perdido' subaquático de uns 30 milhões de anos (FOTO)

Especialistas descobriram montes marinhos no fundo do mar da Tasmânia.
Sputnik

Entre os montes encontrados, alguns possuem três quilômetros de altura e foram formados devido a antigos vulcões. Anteriormente, um monte marinho do Pacífico Sul, com dois quilômetros de altura, era considerado o maior pico deste tipo.

Especialistas da Organização de Pesquisa Científica e Industrial australiana (CSIRO) relataram que, enquanto navegavam pela região para estudar o fito plâncton, descobriram os montes. Após a descoberta, eles elaboraram um modelo 3D do relevo, segundo a revista ScienceAlert.

Os montes marinhos representam uma paisagem muito diversificada, possuindo diferentes alturas e formas, além de formatos cônicos ou grandes planaltos, segundo Tara Martin, uma das especialistas, "o local certamente abriga recursos biológicos que fornecem vida a uma variedade de organismos marítimos".

​Cientistas descobrem um 'mundo perdido' sob vulcões subaquáticos e esse local é uma rota para baleias-jubarte.

Os especialistas acreditam que o local tenha surgido quando o continente australiano foi separado da Antártida, ou seja, uns 30 milhões de anos atrás. O próximo passo será o estudo das formas de vida que o local abriga, pois, até o momento, a relação entre o "mundo subaquático perdido" e o comportamento da fauna é desconhecida, sabendo apenas que foi descoberto um sistema biológico diverso e rico.

Comentar