Presença de bombardeiros B-2 em Pearl Harbor seria um pesadelo para a China

A Força Aérea dos EUA começou posicionando bombardeiros de longo alcance no Havaí para combater a agressividade de Pequim.
Sputnik

Anteriormente, os americanos enviaram três bombardeiros Northrop Grumman B-2A Spirit à base aérea de Pearl Harbor-Hickam, no Havaí, tendo como objetivo demonstrar que a América está pronta para atingir qualquer alvo que apresente risco, incluindo dentro do espaço aéreo chinês, segundo artigo publicado por Dave Majumdar na revista The National Interest.

EUA enviam mais bombardeiros B-52 a territórios disputados no mar do Sul da China
Os B-2 Spirit enviados à base aérea de Pearl Harbor-Hickam, são bombardeiros de alta tecnologia com capacidade de desenvolver uma flexibilidade estratégica, "conduzindo operações aéreas de rotina". Além disso, "os EUA demonstram como rotina seu comprometimento com seus aliados e parceiros através do emprego global e integração das forças militares", afirmou o diretor de operações aéreas e do ciberespaço, Stephen Williams.

Nos exercícios conjuntos que ocorreram no Havaí foram utilizados caças F-22 Raptor e bombardeiros B-2, tendo sido possível observar os pontos fracos e fortes de cada um deles. No entanto, quando trabalham em conjunto, ambos os tipos de aparelhos se completam e isso foi demonstrado nos exercícios.

O treinamento foi realizado com foco na integração entre o esquadrão de caças F-22 e a Guarda Nacional Aérea do Havaí. No futuro é possível que os EUA optem por bombardeiros estratégicos de longo alcance, como o B-2, B-21 e B-52, combinados com mísseis de cruzeiro, para um possível ataque eficaz contra a China, sendo todas as bases militares dos EUA na região vulneráveis a um eventual ataque chinês.

Comentar