Grécia sediará conferência nacional sobre questões relacionadas ao novo nome da Macedônia

A conferência nacional sobre a questão da nomeação macedônia será realizada em Atenas de 21 a 23 de outubro, disseram os organizadores à Sputnik, acrescentando que os gregos do mundo todo discutirão o acordo greco-macedônio sobre o nome da Macedônia.
Sputnik

“Esta será uma grande reunião dos gregos de toda a Grécia e do mundo inteiro. Os gregos da Rússia também chegarão. Os problemas nas relações com Escópia em muitos níveis serão discutidos. Os novos dados sobre o Acordo de Prespa [sobre a questão da nomenclatura da Macedônia] serão apresentados. Advogados gregos famosos prepararam um parecer legal. Os historiadores contarão sobre as origens do problema”, disse um dos organizadores do encontro.

Após resolver pendência diplomática histórica com Macedônia, Grécia mira Chipre e Albânia
A conferência nacional será realizada no antigo edifício do Parlamento.

"Todos os meios legais de oposição a ações que possam ameaçar os direitos nacionais e soberanos da Grécia, serão discutidos", disse o comitê organizador.

A Grécia e a Macedônia (oficialmente conhecida como a Antiga República Iugoslava da Macedônia) estão envolvidas em uma disputa de nomes há anos, com Atenas se opondo ao uso da "Macedônia", homônima de uma região da Grécia. O acordo sobre o novo nome da Macedônia — República da Macedônia do Norte — foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores da Macedônia Nikola Dimitrov e seu homólogo grego Nikos Kotzias em 17 de junho. Se ratificado, o acordo permitirá a renomeada Macedônia se unir à União Européia e à OTAN, já que a Grécia não bloquearia mais o processo.

Novo nome da Macedônia gera protestos nas ruas do país
No domingo, a Macedônia realizou um referendo sobre o assunto. Segundo a Comissão Eleitoral do Estado, 91,46% dos eleitores optaram por mudar o nome do país, enquanto 5,65% votaram contra o acordo. No entanto, o comparecimento foi de apenas 36,91%, o que significa que o referendo não conseguiu garantir a participação de 50% necessária para ser válido.

Comentar