Vulcão entra em erupção na Indonésia já destruída por tsunami e terremoto (FOTOS)

O vulcão Soputan, localizado na ilha indonésia de Sulawesi, lançou uma coluna de cinzas que atingiu uma altura de cerca de 4 metros, relata o jornal Jakarta Post, citando informações do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Indonésia.
Sputnik

A erupção começou às 9h do horário local (às 22h, no horário de Brasília). Segundo previsões de especialistas, as cinzas se moverão nas direções oeste e noroeste e não afetarão o funcionamento do aeroporto na cidade de Manado, que está localizado a sudeste. 

​Os moradores são desaconselhados a visitar lugares dentro de um raio de 4 a 6,5 quilômetros do vulcão, enquanto aqueles que vivem nas aldeias perto de Soputan foram advertidos sobre um possível derramamento de lava. 

"Também aconselhamos os moradores locais a usar máscaras respiratórias para evitar possíveis problemas respiratórios em caso de queda de cinzas", informou o centro em comunicado. 

​Representantes da Agência Nacional de Gestão de Desastres distribuíram máscaras para moradores de áreas na zona de perigo. 

Canadá enviará ajuda de US$ 1,5 milhão para a Indonésia
Em 28 de setembro, um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a costa de Sulawesi, perto da cidade de Palu. Mais tarde, na mesma área, outro sismo de magnitude 7,5 e uma série de tremores foram registrados. Palu foi atingido por um tsunami de até dois metros de altura. Segundo dados recentes, mais de 1.400 mil pessoas morreram e mais de 60 mil habitantes ficaram desabrigados.

A Indonésia faz parte do chamado Anel de fogo do Pacífico – uma poderosa falha tectônica onde se encontram as placas tectônicas mais ativas, sendo que uma das placas se move a uma velocidade de sete centímetros por ano. Sismologistas registram anualmente de seis a sete mil terremotos de magnitude superior a 4.

Comentar