Ucrânia tem lanchas 'invisíveis' ou inventa histórias de 'Holandês Voador'?

O comandante da lancha blindada ucraniana Kremenchuk, Aleksandr Regula, declarou que a sua embarcação é "invisível" para a Marinha russa. Um alto responsável russo apelou aos militares ucranianos para não inventarem histórias, chamando a lancha ucraniana de "Holandês Voador".
Sputnik

Segundo o comandante ucraniano declarou em entrevista à agência Ucrainform, a lancha Kremenchuk escoltou os navios ucranianos Donbass e Korets quando estes navegaram recentemente ao longo da costa da Crimeia em direção ao mar de Azov, tendo permanecido invisível para o serviço fronteiriço russo graças à "geometria especial do casco, que absorve as ondas dos radares, e à cobertura da lancha".

Épico e cómico: deputado comenta 'entrada forçada' da Marinha ucraniana no mar de Azov
O chefe da Câmara Social da Crimeia, Grigory Ioffe, apelou aos militares ucranianos para não inventarem histórias, chamando sarcasticamente a lancha "invisível" ucraniana de "Holandês Voador".

"Agora é óbvio que eles [os ucranianos] declararão que têm muitas armas na Marinha ucraniana, mas que também são invisíveis. É bastante cómodo dizer que se tem algo que não se pode ver. Os responsáveis da defesa ucraniana chegam ao absurdo", comentou à Sputnik Grigory Ioffe.

Ele acrescentou que "diante da Guarda de Fronteiras da Crimeia não passará nem uma mosca, quanto mais um navio".

Desde o início deste ano que têm sido registrado incidentes navais entre os dois países na zona do mar de Azov. Em março, a Ucrânia deteve o navio pesqueiro russo Nord, acusando o capitão de visitar ilegalmente a Crimeia "para prejudicar os interesses do Estado". Em agosto, a Guarda Costeira ucraniana deteve o navio-cisterna Mekhanik Pogodin com tripulação a bordo.

Ucrânia acusa Rússia de tentar 'ocupar' mar de Azov
Moscou chama as ações de Kiev de "terrorismo marítimo", reforçando inspeções alfandegárias na sua parte do mar de Azov. Então, a parte ucraniana acusou a Rússia de "levar a cabo uma política dura de deter e inspecionar navios".

No início de setembro, autoridades ucranianas anunciaram planos de criar uma base naval na costa do mar de Azov e de transferir para a área duas lanchas blindadas. Além disso, o Conselho de Segurança e de Defesa Nacional da Ucrânia ordenou o reforço da presença militar no mar de Azov, equipando os destacamentos da guarda costeira ucraniana com mísseis.

Comentar