Para que Índia presenteará Rússia com caças MiG 'retrô'?

O presidente russo Vladimir Putin se encontrará com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi no âmbito da próxima cúpula russo-indiana entre 4 e 5 de outubro em Nova Deli. A mídia relata que durante o encontro a Índia dará de presente à Rússia caças "retrô" MiG-21.
Sputnik

Segundo a edição Hindu, os caças serão entregues a pedido do ministro da Defesa russo, que solicitou um MiG-21BIS do tipo 75 e dois MiG-21FL do tipo 77, sendo Moscou a responsável pelo transporte.

Cooperação militar russo-indiana é imune a 'mudanças geopolíticas', opina analista
Os aviões estão em condições de voo e receberão novos números de registro e poderão no futuro ser usados para realizar voos "vintage". Porém, a mídia ressalta que ainda não está claro como exatamente a Rússia empregará as aeronaves.

Hindu sublinha que o presente tem sentido simbólico e visa demonstrar os laços de amizade e ampla parceria estratégica entre os dois países apesar da atual situação geopolítica.

MiG-21, produzido em série na URSS de 1959 a 1985, é o avião militar supersônico mais fabricado na história da aviação. Segundo alguns cálculos, foram produzidas cerca de 11.500 unidades, que fazem parte das forças aéreas de mais de 50 países.

Comentar