Trump diz ter evidências de ‘interferência chinesa' nas eleições deste ano nos EUA

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26), o presidente dos EUA afirmou que seu governo tem evidência de que a China estaria tentando interferir nas eleições deste ano no país. Ele já havia dito que os chineses querem tirá-lo do poder.
Sputnik

"Nós temos evidêncis, isso vira à tona", disse Trump nesta quarta-feira (26). "Eu não posso falar agora, isso [a afirmação] não veio do nada, isso posso te dizer".

Mais cedo nesta quarta-feira (26), Trump disse durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU que a China estaria interferindo nas eleições de 2018 nos EUA. Ele ainda afirmou que o plano dos chineses seria usar a interferência para retirá-lo de seu cargo devido às tensões comerciais entre os países.

China usa Linkedin para recrutar espiões nos EUA, diz agente norte-americano
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi negou as acusações após a reunião.

Um oficial sênior dos EUA afirmou a repórteres nesta quarta-feira (26) que Pequim estaria interferindo na política norte-americana ao tentar ferir os interesses dos fazendeiros e dos trabalhadores que votaram em Trump.

O oficial também afirmou que a China gasta bilhões de dólares em propaganda dentro dos Estados Unidos e ao redor do mundo.

A última rodada de tarifas recíprocas entre a China e os EUA foi realizada na segunda-feira (24), após a administração de Trump introduzir 10% de tarifas sobre importações no valor de US$ 200 bilhões em produtos chineses. Pequim respondeu o movimento aplicando tarifas entre 5% e 10% sobre produtos norte-americanos no valor de US$ 60 bilhões.

Comentar