Astrônomos descobrem pátria potencial do primeiro 'asteroide interestelar'

Cientistas calcularam a trajetória do movimento do Oumuamua, o primeiro "asteroide interestelar", e mencionaram alguns sistemas estelares de onde ele podia se ter dirigido em direção ao Sol e à Terra mais de um milhão de anos atrás, comunicou a Astrophysical Journal.
Sputnik

O astrônomo belga Olivier Hainaut e seus colegas declaram que a candidata mais provável a ser a pátria do Oumuamua é a anã vermelha HIP 3757 da constelação Cetus a 77 anos-luz da Terra.

Em outubro do ano passado, o telescópio automatizado Pan-STARRS1 descobriu o primeiro corpo celeste "interestelar". Este objeto foi classificado convencionalmente de "cometa" e recebeu o nome temporário de C/2017 U1, dezenas de telescópios terrestres e orbitais começaram a vigiá-lo.

Antes de ele deixar o espaço próximo da Terra, os cientistas conseguiram obter um grande número de imagens e dados sobre as características físicas do "migrante", revelando que ele é mais parecido com um asteroide do que com um cometa. Ele foi renomeado em 1I/2017 U1, e mais tarde foi batizado de Oumuamua, o que significa "um mensageiro de longe que chega primeiro" no idioma dos habitantes nativos das ilhas havaianas.

Astrônomos detectam 'canibalismo' na maior nebulosa satélite da Via Láctea
Cientistas contaram todas as estrelas que estavam à distância de 2 parsecs da linha que o cometa estava seguindo em direção ao Sol e à Terra e calcularam as condições em que o objeto teria podido deixar esses sistemas estelares, comunicou a Astrophysical Journal.

Segundo o cientista belga Olivier Hainaut, apenas quatro das estrelas que a trajetória do Oumuamua atravessa poderiam gerar um objeto com tal tamanho e velocidade.

Além da anã vermelha HIP 3757, o papel de pátria do Oumuamua pode ser desempenhado por uma estrela semelhante ao Sol, chamada HD 292249, da constelação de Monoceros a 135 anos-luz de nós. De acordo com os astrônomos, o caminho de HIP 3757 e de HD 292249 até à Terra teria levado um e quatro milhões de anos respectivamente.

Astrônomos detectam 72 novos sinais de misteriosa fonte vindos de galáxia distante
Na lista dos cientistas entraram mais duas estrelas — a 2MASS J0233 e a NLTT 36959, das constelações Cetus e Virgo, a 66 e 300 anos-luz da Terra. São parecidas ao Sol e a outras anãs amarelas e laranja pelas suas caraterísticas.

Os astrônomos ainda não descobriram sinais de presença de outros corpos celestes pequenos nas estrelas enumeradas, por isso não se pode falar com toda a certeza qual delas foi a pátria do Oumuamua no passado remoto. Por outro lado, a diminuição da quantidade de candidatas a esse papel permite analisar que estrelas geram mais frequentemente tais viajantes interestelares e qual é a quantidade deles no Sistema Solar.

Comentar