Guerra comercial continua: EUA e China adotam novas tarifas

Os Estados Unidos e a China devem impor novas tarifas sobre os produtos de cada país nesta segunda-feira, em mais recente escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Sputnik

As tarifas dos EUA no valor de US $ 200 bilhões sobre produtos chineses, e as tarifas de retaliação de Pequim de US $ 60 bilhões sobre produtos dos EUA, etram em vigor nesta segunda-feira.

China cancela visita do chefe da Marinha aos EUA após sanções de Washington
Os dois países já adotaram tarifas no valr de US $ 50 bilhões sobre respectivos produtos no início deste ano.

Apesar de um alto funcionário da Casa Branca ter dito na semana passada que os Estados Unidos continuarão a envolver a China por um "caminho positivo", nenhum dos lados sinalizou disposição para se comprometer com o avanço das negociações.

As autoridades nos EUA disseram na sexta-feira não haver data marcada para a próxima rodada de negociações. O Wall Street Journal informou que a China cancelou as próximas discussões comerciais com os Estados Unidos e não enviará o vice-primeiro-ministro Liu He a Washington nesta semana.

Economistas alertam que uma disputa prolongada acabará por prejudicar o crescimento não apenas nos EUA e na China, mas em toda a economia global. Preocupações com o confronto já abalaram os mercados financeiros.

Comentar