Mídia: Sem apoio para Brexit, Theresa May planeja convocar mais uma eleição parlamentar

A equipe da primeira-ministra britânica Theresa May começou os preparativos para a realização de eleições parlamentares antecipadas em novembro, informou o jornal Sunday Time, citando dois de seus associados próximos. O objetivo das eleições é obter apoio para a posição de May quanto ao plano do Brexit e manter o governo do país.
Sputnik

De acordo com o jornal, a decisão foi tomada após a reunião informal em Salzburgo na qual Theresa May deixou o Reino Unido muito perto de não alcançar nenhum acordo de saída do bloco europeu por acusar os dirigentes da UE de oferecer apenas opções "inaceitáveis" aos britânicos.

Negociador da UE diz se opor 'fortemente' à proposta britânica para o Brexit
A publicação avança que a premiê tentaria reduzir a oposição interna antes das eleições e que May sugeririra o compromisso de renunciar no verão do hemisfério norte em 2019 (entre junho e agosto) para que os Conservadores concordassem em não removê-la da liderança no momento.

A Grã-Bretanha deixará a UE em 29 de março de 2019. As negociações sobre as condições para a retirada se arrastam desde o ano passado sem apresentar progressos significativos. Recentemente, a imprensa britânica especulou que o resultado das negociações pode ser a ausência de qualquer acordo, o que seria o pior cenário tanto para os britânicos quanto para os membros do bloco europeu. 

Quando questionado, o chefe do Conselho Europeu, Donald Tusk, não nega a possibilidade de não alcançar termos razoáveis que permitam um acordo com Londres. Uma eleição fora de época (chamada no país da Rainha de snap ellections) pode ajudar a unificar posição nacional quanto ao acordo oferecido por May. Uma derrota seria certamente vista como sinal de fraqueza e incapacidade de negociação. Downing Street ainda não se manifestou sobre a reportagem do periódico.


Comentar