Premiê do Peru recebe voto de confiança do Parlamento e se mantém no governo

O Congresso da República do Peru deu ao gabinete do primeiro-ministro Cesar Villanueva o voto de confiança, mostrou a transmissão ao vivo da sessão parlamentar, exibida no site do Congresso. Em sistemas políticos como o do Peru, o voto pode derrubar o premiê.
Sputnik

Na votação, realizada na noite da quarta-feira (19), 82 dos parlamentares votaram em apoio ao governo, enquanto 22 votaram contra. Outros 14 parlamentares se abstiveram da votação.

Peru vai dificultar entrada de venezuelanos em meio à crise de imigração
A votação foi proposta pelo presidente Martin Vizcarra no sábado (15), enquanto o Parlamento, dominado pela oposição, vinha falhando em avançar nos debates sobre uma reforma anticorrupção proposta pelo Executivo.

Sob a lei peruana, se o Parlamento aprovasse o voto de desconfiança, o presidente teria que demitir o governo e formar um novo gabinete para ser aprovado pelos legisladores.

No entanto, caso os legisladores não aprovarem o novo gabinete, o presidente terá o direito de demitir o Parlamento e convocar eleições legislativas de imediato.

"Não há vencedores nem perdedores. Somente o Peru ganhou hoje", escreveu Vizcarra no Twitter após a votação parlamentar.

​Villanueva, por sua vez, saudou o voto de confiança do Congresso em seu gabinete.

Martin Vizcarra assume presidência do Peru e promete combater corrupção
Em julho, Vizcarra propôs realizar um referendo sobre a reforma após um escândalo de corrupção no poder Judiciário do país, o que resultou na declaração de um Estado de emergência declarado no Judiciário.

O escândalo se seguiu após a publicação na mídia local de várias gravações de áudio, supostamente mostrando que sentenças judiciais foram adulteradas em troca de subornos.

Martin Vizcarra assumiu o governo do Peru em abril deste ano ao lado do novo gabinete liderado por Cesar Villanueva. Vizcarra tornou-se presidente após seu antecessor, Pedro Pablo Kuczynski renunciar ao cargo da Presidência depois de ser acusado de corrupção.

Comentar