Notícias do Brasil

Datafolha: Bolsonaro 28%; Haddad 16%; e Ciro 13%

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira (19), mantém a tendência de alta de Fernando Haddad (PT), que pode ir ao segundo turno das eleições presidenciais de 2018 com Jair Bolsonaro (PSL). Haddad cresceu, no entanto, segue empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que vence em todos os cenários no segundo turno.
Sputnik

O Datafolha entrevistou 8.601 eleitores de 323 municípios entre a terça-feira (18) e a quarta-feira (19). A pesquisa tem margem de erro de 2%.

As candidaturas estão dispostas da seguinte maneira segundo as intenções de voto mensuradas pelo instituto de pesquisa:

- Jair Bolsonaro — (PSL) 28%

- Fernando Haddad (PT) — 16%

- Ciro Gomes (PDT) — 13%

- Geraldo Alckmin (PSDB) — 9%

- Marina Silva (Rede) — 7%

- João Amoêdo (Novo) — 3%

- Álvaro Dias (Pode) — 3%

- Henrique Meirelles (MDB) — 2%

- Vera (PSTU) — 1%

- Guilherme Boulos (PSOL) — 1%

- João Goulart Filho (PPL) — 0%

- Eymael (DC) — 0%

- Brancos/Nulos — 9%

- Não sabem — 3%

Ibope: Bolsonaro e Haddad sobem
O candidato Jair Bolsonaro oscilou positivamente 2%, enquanto Fernando Haddad subiu 3%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin não tiveram variação desde a última pesquisa. Marina Silva caiu 1%.

O Datafolha ainda aponta que os eleitores de Bolsonaro e Haddad seriam os mais certos de seus votos, afirmando que não mudariam de opção em 76% dos casos entre os eleitores do candidato do PSL, e 75% dos casos entre os eleitores do PT. Marina tem os eleitores mais propensos a mudarem de voto, com 70%, seguida de Alckmin, com 58%. No total, 40% dos eleitores afirmam que podem mudar seus votos.

Quando perguntados se têm uma segunda opção para candidato, o nome de Ciro Gomes foi o mais mencionado, por 15% dos entrevistados.

Segundo turno

Ciro Gomes é o único candidato que venceria o 2º turno em todos os cenários, segundo a pesquisa. Já os dois primeiros colocados da pesquisa, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, empatam com 41% das intenções de votos.

Comentar